segunda-feira, 3 de maio de 2010

CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE

                                

Disciplina : Projeto Integrador
Prof.ª Gildene

A aula da professora Gildene foi interessante, porque foram abordados alguns fatores importantes para o nosso conhecimento, tanto no pessoal como no profissional.
Três fatores estão diretamente ligados a construção da identidade pessoal, a genética, o social e a família. A família de onde tudo começa, o abrigo da criança, pois ela é responsável de inserir conceitos fundamentados numa boa educação. Muitas vezes ela se perde em fazer com que a criança sinta uma grande proteção e não perceba o que acontece ao seu redor.
Acontece que, quando a criança saí do meio familiar, descobre que o social é diferente do ambiente que veio, no meio social tem pessoas que não vai agradá-la da maneira que queira, ou até mesmo na qual foi acostumada.
Agregando esses três fatores, entendemos que quando há uma boa formação na identidade pessoal, há uma possibilidade muito grande de formar-se uma identidade profissional centrada. A motivação de ser um profissional com boas qualidades, dependerá da vontade de encarar desafios. Essas superações estarão sujeito de como foi minha formação pessoal ou seja minha identidade.
Todos esses conceitos estão inseridos num contexto da filosofia, sociologia e a psicologia. A filosofia porque norteará os meus valores, a ciência renomada. A sociologia porque esclarecerá o meio na qual eu vivo, conhecimento que me leva a competência. A psicologia porque indicará meu comportamento.
A professora concluiu que o profissional que vou ser dependerá da identidade que sou, ou que vou construir.

Lia G. Martins Bazzano-29/04/10

Um comentário:

  1. Oi, Lia! Parabéns pela iniciativa em escrever. Seu texto tem melhorado bastante e a organização de ideias também. Só atente para repetição de palavras, pontuação e concordâncias entre nomes e verbos, ok? 1 abç pra vc. Stella.

    ResponderExcluir