segunda-feira, 24 de maio de 2010

MEUS OITO ANOS

Oh! Que saudades que tenho                     Oh! Que saudades que eu tenho
Da aurora da minha vida,                           Naquele quintal de terra
Da minha infância querida                          Da Rua de santo Antônio 
Que os anos não trazem mais!                   Debaixo da bananeira
Que amor, que sonhos, que flores,           Sem nenhum laranjais
Naquelas tardes fagueiras                          (...)
À sombra das bananeiras,                                      
Debaixo dos laranjais!                                   Oswald de Andrade
(...)

Casimiro de Abreu


Ao lermos esses dois poemas, observamos que apresentam muitos pontos comuns. O texto de Casimiro de Abreu foi escrito primeiro, Oswald de Andrade tomou como modelo, citando alguns de seus versos. Essa citação é implícita, pois não se indica de onde foram retirados os trechos citados. Ambos falam da saudosa e boa vida da infância, tempos que não voltam mais; vida da roça pois citam pés de frutas, fogueira e terra de chão.


Regiane Alves 1º B

Nenhum comentário:

Postar um comentário