O trabalho enfatiza a necessidade da precisão dos termos utilizados na constituição
dos saberes para a melhor avaliação da aprendizagem, focalizando, em especial,
as noções de construção do conhecimento, e de conhecimento. Reflete, em seguida,
sobre o chamado construtivismo e sobre o papel das instituições de ensino quanto aos
objetivos do ensino e da pesquisa. Procura demonstrar serem o ensinar e o aprender
incumbências da escola enquanto que o fazer ciência é tarefa da comunidade
científica, e que, um procedimento não se opõe ao outro. Ambos se complementam embora sejam distintos e com características próprias. O docente deve buscar excelência no ensino, assim como o pesquisador, na pesquisa. Considera como ensino não apenas a transmissão do já conhecido, mas o processo que leva à capacidade de observação e de reflexão crítica. O bom ensino que deve ocorrer não como um armazenamento de informações, mas como formação de referenciais e desenvolvimento da capacidade de avaliação, o que vai ser fundamental para a produção científica e tecnológica. Mostra ainda serem exigências.
Vera Rudge Werneck
Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.14, n.51, p. 173-196, abr./jun. 2006
PESQUISAR E FORMAR: REPENSAR O LUGAR
E A FUNÇÃO DA PRÁTICA DE ENSINO
YVES LENOIR*
RESUMO:
O presente artigo trata das relações entre pesquisa, prática
e formação de professores. Após recapitular as críticas sofridas pela
pesquisa em educação, o texto sublinha a especificidade da pesquisa
científica, suas características, seus componentes estruturais e suas
funções como processo de objetivação cognitiva. A distinção entre
métodos e metodologia é abordada em seguida, colocando em evidência
a necessidade de recorrer aos métodos mistos para analisar as
práticas docentes e para considerar o processo científico a partir de
uma estruturação quadripolar. Finalmente, as relações entre pesquisa
e prática são consideradas em razão da formação docente.
Palavras-chave: Pesquisa. Prática. Formação docente. Processo de
objetivação científica.
RESEARCH AND EDUCATION: RETHINKING THE POSITION
* Doutor em sociologia pela Universidade Paris 7, professor titular da Faculdade de Educação
Meu comentário:
Em artigos importantes e complementares, Werneck (2006) e Lenoir (2006) discutem assunto delicado e importante ao dizer que a prática pedagógica seria mais valorizada se o rigor científico fosse considerado nos trabalhos publicados pelos profissionais da educação. Ressaltam que a dicotomia entre prática e teoria pedagógica é, em grande parte, responsável pela desvalorização desta profissão.
Artigo: Regiane Alves Rodrigues Leal 1º B
Nenhum comentário:
Postar um comentário