segunda-feira, 24 de maio de 2010

CANÇÃO DO EXÍLIO

                         
"Minha terra tem palmeiras,                            Minha terra tem macieiras da Califórnia
Onde canta o Sabiá;                                       onde cantam gaturamos de Veneza.
As aves, que aqui gorjeiam,                            Os poetas da minha terra
Não gorjeiam como lá.                                    são pretos que vivem em torres de ametista,
Nosso céu tem mais estrelas,                           os sargentos do exército são monistas, cubistas,
Nossas várzeas têm mais flores,                       os filósofos são polacos vendendo a prestações.
Nossos bosques têm mais vida,                        gente não pode dormir
Nossa vida mais amores.                                 com os oradores e os pernilongos. 
Em cismar, sozinho, à noite,                             Os sururus em família têm por testemunha a
Mais prazer encontro eu lá;                                                                                    [ Gioconda
Minha terra tem palmeiras,                               Eu morro sufocado 
Onde canta o Sabiá.                                        em terra estrangeira.
Minha terra tem primores,                                Nossas flores são mais bonitas 
Que tais não encontro eu cá;                             nossas frutas mais gostosas
Em cismar — sozinho, à noite —                      mas custam cem mil réis a dúzia.    
Mais prazer encontro eu lá;                 
Minha terra tem palmeiras,                               Ai quem me dera chupar uma carambola de
Onde canta o Sabiá.                                                                                              [ verdade
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;                                                                             Murilo Mendes   
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá."

Gonçalves Dias
 http://www.brasilescola.com/redacao/intertextualidade.htm

Os dois textos como o de Murilo Mendes (Século XX) faz referencia ao texto de Gonçalves Dias (Século XIX).

A paródia piadista de Murilo Mendes para com o de Gonçalves Dias, eles fazem uma comparação da sua cidade ou pátria, suas semelhanças e diferenças. Na terra dos dois, existe algo semelhante, mas são distantes uma da outra por que trazem tempos diferentes, tempos mais remotos e tempos mais modernos. A diferença é que os dois falam das qualidades e defeitos da sua terra, um em forma de poema e o outro na forma de piada. Embora acho que é bem mais que piada, parece mais um tipo de gozação e, quem sabe, chacota que o autor murilo mendes faz à Gonçalves Dias, tentando dizer que Gonçalves só sentia falta da pátria por que estava longe e portanto, não via a realidade, que a pátria tão linda, saudosa e viva que ele descreve não passa de utopia.

Luiz Rogério Santos 1º B

Nenhum comentário:

Postar um comentário