terça-feira, 25 de maio de 2010

AULA DE FUNDAMNETOS FILOSÓFICOS

                                          
No dia 19 de fevereiro às 19h10min, o professor Adolpho de filosofia entrou na sala de aula, se apresentou, e já nos mostrou as matérias que iria nos ensinar durante o semestre e enquanto isso a lista de chamada passava de carteira em carteira, pois a secretaria da escola ainda não tinha a listagem certa dos alunos.
E ele nos disse: não temos tempo a perder o semestre voa e temos que começar a estudar. E aquela aula foi bem interessante porque ele começou a falar de assuntos que todos nós conhecemos mais com detalhes que eu nunca tinha ouvido falar. Naquele dia ele falou sobre Atenas no tempo de Sócrates. Os espartanos valorizavam o corpo, se der repente alguma criança nascesse com alguma deficiência eles matavam aquelas crianças, pois acreditavam que não era dádiva dos deuses.
Sócrates foi acusado de fazer os jovens da época se perder, de adorarem deuses que não eram os deles, porque Sócrates dizia que havia algo dentro dele diferente como uma força de um Deus.
A morte dele foi de envenenamento deram veneno pra ele tomar. Aprendeu a questionar as pessoas na rua, por isso que se tornou um filosofo e ele saia de casa porque a sua esposa “chantipas” pegava muito no seu pé porque ele não trabalhava porque para Sócrates o bom era descobrir as coisas, pensar, não trabalhar, trabalhar...
Sempre que ele dizia isto sua esposa ficava muito brava com ele e jogava balde de água fria nele.
Oráculo dizia que Sócrates era muito sábio e ele não concordava, por isso que começou a questionar as pessoas pra descobrir se realmente ele era sábio como diziam. O assunto que ele mais gostava era “Coragem”! E sempre deixou bem claro que ele não era sábio que sempre existe alguém mais do que nós mesmos.
O sinal bateu o tempo acabou e na próxima aula iríamos começar a aprender sobre Platão, aluno de Sócrates.
Gostei muito desta aula, uma história muito interessante e principalmente da maneira em que o professor se expressou para nos transmitir esse conhecimento.

Evelyn 1º B

Nenhum comentário:

Postar um comentário