sexta-feira, 21 de maio de 2010

JACÓ, RAQUEL E LIA

17 Lia tinha olhos tenros, mas Raquel era de formoso semblante e formosa à vista.
18 E Jacó amava a Raquel, e disse: Sete anos te servirei por Raquel, tua filha menor.
19 Então disse Labão: Melhor é que eu a dê a ti, do que eu a dê a outro homem; fica comigo.
20 Assim serviu Jacó sete anos por Raquel; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava.
21 E disse Jacó a Labão: Dá-me minha mulher, porque meus dias são cumpridos, para que eu me case com ela.
22 Então reuniu Labão a todos os homens daquele lugar, e fez um banquete.
23 E aconteceu, à tarde, que tomou Lia, sua filha, e trouxe-a a Jacó que a possuiu.
24 E Labão deu sua serva Zilpa a Lia, sua filha, por serva.
25 E aconteceu que pela manhã, viu que era Lia; pelo que disse a Labão: Por que me fizeste isso? Não te tenho servido por Raquel? Por que então me enganaste?
26 E disse Labão: Não se faz assim no nosso lugar, que a menor se dê antes da primogênita.
27 Cumpre a semana desta; então te daremos também a outra, pelo serviço que ainda outros sete anos comigo servires.
28 E Jacó fez assim, e cumpriu a semana de Lia; então lhe deu por mulher Raquel sua filha.
29 E Labão deu sua serva Bila por serva a Raquel, sua filha.
30 E possuiu também a Raquel, e amou também a Raquel mais do que a Lia e serviu com ele ainda outros sete anos.
31 Vendo, pois, o SENHOR que Lia era desprezada, abriu a sua madre; porém Raquel era estéril.

Bíblia sagrada livro Gêneses Capítulo 29 versos 17-31, traduzida por João Ferreira de Almeida.

LÉIA, RAQUEL E JACÓ

Léia tinha mais idade.
Contudo, seu olhar,
Não conseguia brilhar –
Faltava-lhe claridade.

Raquel – moça de lisura...
De olhos brilhantes...
De passos elegantes...
De bonita figura.

Jacó, enamorou-se dela.
O preço justo pagou.
Sete longos anos trabalhou...
Merecia casar-se com ela.

Porém, o pai dela – o Labão,
Sendo trapaceiro contumaz,
ibriou o pobre rapaz
Ferindo de morte o seu coração.

Depois das núpcias... ai que Dor!
Dormira c’oa irmã de Raquel....
Imaginando que a lua-de-mel,
Fora com o seu grande amor!

Estando o consórcio consumado,
Mais sete anos teve de Labutar.
Enfim, à Raquel conseguiu Desposar...
Desta vez, não sendo logrado.

Esperar – do amor é oficio!
O Escrito Sagrado diz:
Jacó com Raquel foi feliz –
Valeu a pena o sacrifício!


Ambos os textos retrata a história do sofrimento vivido por Jacó. O que difere é que a narrativa foi tirada do Canon sagrado, e a paródia o autor se vale da inspiração bíblica para retratar a facilidade que uma mulher tem em ser amada, quando é bela. Não deixando de mostrar as dificuldades daquelas desprovida da estética, mencionando também a ação dos oportunistas que agem para seu próprio bem nas circunstâncias que lhes são favoráveis.


Márcio Guilherme Mendes 1º C

Um comentário:

  1. Márcio, reveja, por favor, questões de concordância verbal e nominal (nomes e verbos "combinando") e pontuação. Talvez se você relesse seu texto em voz alta para que alguém o ouvisse, ajudaria na reescritura. Vamos tentar? 1 abço. Stella.

    ResponderExcluir