quinta-feira, 27 de maio de 2010

PROJETO INTEGRADOR - GILDENE

Foi abordado em sala de aula uma pesquisa realizada no mês de fevereiro de 2010 pela Fundação Carlos Chagas, que cada vez mais o interesse de profissionais para a educação esta sendo vasta no território nacional, “uma escolha de poucos” o que mostra a pesquisa. E um número assustador de vagas para profissionais do ensino fundamental e médio. Estima - se em 710 mil vagas a serem preenchidas.
O que nos faz pensar em uma profissão desvalorizada e na falta de pessoas qualificadas. Muitos acreditam que seja falta de investimento por parte do governo. Existe verdade nesse pensamento? A pesquisa nos revela que existe uma baixa atratividade pela carreira docente, apenas 2% Na faculdade de pedagogia do UNASP-EC, na disciplina de Projeto Integrador: Interpretando Tempos Educativos, a Docente Gildene do Ouro, propôs ao grupo composto pelos alunos: Rogério Luiz, Regiane Alves e Mídia Carvalho , um trabalho a realizar -se em sala de aula com base de pesquisa em uma noticia de impacto para a educação devendo ser apresentado em forma de jornal. O tema foi escolhido pelos componentes do grupo e o trabalho teve como base o programa “ Hoje em dia” da Rede Record de televisão. O título chamou atenção de muitos : A Educação no Brasil.
Dos entrevistados pretende cursar pedagogia ou outro curso de licenciatura. Ex: Mas, 97% dos que desejam fazer licenciatura vieram de escola pública, sendo que os pais não tiveram uma base escolar e 85% são mulheres. O estudo nos fez uma reflexão sobre os salários baixos, o desinteresse por parte dos homens, o ensino de baixa qualidade, a falta de criatividade por parte dos intelectuais, talvez mantido pelo sistema educacional do país, e a falta de qualificação profissional. O fato, quando foi mencionado a crise educacional, está bem claro, não é de se esperar que todos são controlados por políticos e intelectuais que se acham espertos.
Portanto, o assunto abordado foi de grande proveito, uma boa metodologia de ensino foi desenvolvida em sala de aula. Agora, nos resta mais uma reflexão: todos os pais querem que tenham bons professores, mas não querem que seus filhos sejam professores, pois acham que ter filhos professores é ser medíocre. Como mudar essa realidade, numa profissão tão amada e ao mesmo tempo tão odiada? Quem faz uma base, ou até mesmo uma nação, é a estrutura de uma boa educação, ou seja, os verdadeiros “arquitetos”de uma nação, esta dentro de uma sala de aula.

Rogério Luiz 1º B

Nenhum comentário:

Postar um comentário