terça-feira, 25 de maio de 2010

MEUS OITO ANOS

Meus oito anos

Oh! Que saudades que tenho
Da aurora da minha vida
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais
Que o amor que os sonhos que flores
Naquelas tardes fagueiras
A sombra das bananeiras
Debaixo dos laranjais!
(...)

Casimiro de Abreu

Meus oito anos
Oh que saudades que eu tenho
Da aurora da minha vida
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais
Naquele quintal de terra
Da Rua de Santo Antonio
Debaixo da bananeira
Sem nenhuns laranjais

Oswald de Andrade

O primeiro texto de Casimiro de Abreu foi escrito no século XIX e o texto de Oswald de Andrade no século XX.
A semelhança dos dois é evidente, pois os versos se repetem.
No primeiro texto tudo na infância é perfeito amor, flores, sonhos. Já no segundo texto de Oswald de Andrade esses elementos são substituídos por quintal de terra, como se fosse um lugar comum.
Oswald ironiza Casimiro, pois na sua infância também existia laranjeiras mais não laranjais e critica também, pois ele considera irreal a visão que Casimiro tem da infância.

Evelyn 1º B

Nenhum comentário:

Postar um comentário