segunda-feira, 24 de maio de 2010

MENTIR - ILUDIR

Para que mentir?                                                    Dom de Iludir

Para que mentir                                              Não me venha falar na malícia
tu ainda não tens                                            de toda mulher
Esse dom de saber iludir                                Cada um sabe a dor e a delícia?
Pra quê? Pra que mentir,                                de ser o que é.
Se não há necessidade                                   Não me olhe como se a polícia
De me trair?                                                   andasse atrás de mim.
Pra que mentir                                                Cale a boca, e não cale na boca
Se tu ainda não tens                                        notícia ruim.
A malícia de toda mulher?                               Você sabe explicar
Pra que mentir, se eu sei                                  Você sabe entender, tudo bem.
Que gostas de outro                                        Você está, você é, você faz.
Que te diz que não te quer?                             Você quer, você tem.
Pra que mentir tanto assim                               Você diz a verdade, a verdade
Se tu sabes que eu sei                                      é seu dom de iludir.
Que tu não gostas de mim?                              Como pode querer que a mulher
Se tu sabes que eu te quero                              vá viver sem mentir.
Apesar de ser traído                                                                                
Pelo teu ódio sincero                                        (Caetano Veloso, 1982)
Ou por teu amor fingido?

(Vadico e Noel Rosa, 1934)

O poema-canção Pra que mentir? foi escrito por Noel Rosa em 1934, em parceria com o compositor paulista Osvaldo Glogliano, o Vadico. Caetano, em 1982, compôs Dom de Iludir, estabelecendo uma imaginária correlação dialogal com o poema de Noel.
Mulheres não mentem assim, somos sinceras até demais!?
Podemos até “omitir” alguma coisa, mas geralmente é para nos proteger ou a quem está a nossa volta.

Midia Carvalho 1B

Nenhum comentário:

Postar um comentário